MVRDV foi o ganhador do concurso internacional para o China Comic and Animation Museum em Hangzhou, com uma proposta que deixa claro que a imaginação não tem limites. A iniciativa de um museu especialmente desenhado para esta forma de arte relativamente recente, resultou na criação de uma plataforma que unirá o mundo da arte e do entretenimento.
A proposta do projeto, adequou o programa de necessidades do concurso fazendo referência aos balões de dialógo das histórias e comics: uma série de oito volumes- com formato de balões interconectados – que permite uma circulação organizada ao redor de todos os espaços do museu.
A volumetria permite percorrer tanto a coleção permanente que está estruturada num espiral cronológico, como nas versáteis e flexíveis exposições temporárias.
O complexo de 30.000m2 incluí áreas para educação, três teatros-cinemas com um total de 1.111 assentos e uma biblioteca de comics. Além de uma série de ilhas-parques de 20.000m2, uma praça pública e um centro de exposições de 15.000m2
O museu tem uma grande quantidade de intervenções bioclimáticas, tais como: armazenamento em superfície, ventilação natural e refrigeração, todas enfocadas em melhorar a eficiência energética da edificação. O ínicio da construção está previsto para o ano 2012, e o orçamento total é de 92 milhões de euros.